Bioabsorventes ou Coletores menstruais? 

Os coletores menstruais, são muito práticos e eficientes, porém, algumas mulheres mais sensíveis não se adaptam bem, por serem inorgânicos.
Os absorventes são respiráveis, antialérgicos, também seguros, higiênicos e ecológicos. 

Após o uso, deverão ser lavados adequadamente, para serem reutilizados.

Vale a experiência por você mesma, descobrindo o que é melhor para o seu corpo, seu fluxo e a sua rotina! 
 

É confortável usar absorventes de tecido? 

Sim! Depois de trocar os absorventes descartáveis por absorventes de tecido, sentirá um conforto muito maior, e com o tempo descobrirá formas para se sentir mais segura com a nova opção, como por exemplo, usar calcinhas mais justas! ;)

Mas sem duvidas, o conforto é muito maior!
São macios, anatômicos e não causam odores, como os descartáveis! 

 

Mas não vaza? 

Cada absorvente possui sua capacidade máxima de absorção, que com o tempo de uso, irá conhecer, observando seu corpo e seu fluxo! Desta forma, podem acontecer vazamentos até que você esteja adaptada com os absorventes Mamakilla.

Alguma dicas que podem ajudar:
. Mesmo que use absorventes descartáveis menores, observe a necessidade de usar um absorvente descartável de maior absorção.

. Não fique muito tempo sem trocar o absorvente (o tempo para troca varia dependendo da intensidade do fluxo, como nos absorventes comuns)

. Use calcinhas mais justas, ajuda muito para que o absorvente não saia do lugar!

 

Os absorventes MAMAKILLA para tamanhos pequenos, médios e grandes, têm a parte interna em microsoft p.e.t termo, que possui grande absorção. Além de terem a parte externa impermeável! O que evita os vazamentos! 

 

Já os absorventes tamanhos mini, são de algodão e sem tecido impermeável. Portanto indicados para dias de pouco fluxo, como início e fim do ciclo e para proteção, no caso de uso de coletores menstruais, ou corrimentos.
 

Qual tamanho de absorvente devo adquirir? 

A quantidade de absorventes, varia conforme seu fluxo e a duração do seu ciclo. Em cada momento do seu ciclo, um tamanho de absorvente será adequado.

Vou dar uma ideia de quantidade para o uso de bioabsorventes durante todo o ciclo: 


Tamanho pequeno - está bem reforçado (camadas de recheio), sendo ótimo para te deixar segura no início e fim do fluxo! Sendo necessário ter de 2 a 3 destes, se não for utilizar coletor menstrual! 
 

Tamanho médio - para uso diário. Ideal ter pelo menos 6 destes! 
 

Tamanho grande - para dias de fluxo mais intensos, como nos primeiros dias, ou para dormir mais tranquila! 3 a 4 unidades. 

Tamanho extra grande para dias de fluxo mais intensos, como nos primeiros dias, ou para dormir mais tranquila! 2 a 3 unidades. 

O ideal é que você adquira alguns e experimente, assim saberá qual tamanho usará mais, qual será mais prático para sua rotina...

 

Desta forma chegará à uma quantidade adequada, para que não precise recorrer aos descartáveis, pois nem sempre os absorventes secam a tempo para reutilizá-los num mesmo ciclo. (Por dias mais frios ou chuvosos, por exemplo). 

 

Mas não são quentes? 

Os absorventes MAMAKILLA, indicados para dia e noite, têm a parte interna de microsoft p.e.t termo, tecido que regula a temperatura de acordo com seu corpo!
Não dando a sensação de calor! 

 

E como utilizá-los fora de casa? 

Tenha uma nécessaire na sua bolsa com seus absorventes limpos e uma outra impermeável para colocá-los, caso seja necessário fazer uma troca antes de voltar para casa! (Veja as opções disponíveis na loja).
Assim, estarão guardados da forma adequada, e ideal para serem lavados quando for possível! 

 

E o mau cheiro do sangue menstrual?

Acredite, o mau cheiro que sentimos quando usamos absorventes descartáveis, não é do seu sangue. Ele aparece devido ao contato com os produtos químicos existentes!

Quando experimentar os bioabsorventes, não sentirá odor algum!

 

Mas lavar absorventes? 

Pode parecer estranho, pra quem tem o costume de usar um absorvente e descartá-lo. Mas além de todo o impacto ambiental gerado, pela produção grande de lixo, precisamos repensar no que colocamos em contato com nosso corpo.
(leia texto “Use Absorventes”)

Tudo o que fazemos regularmente, se torna um hábito!
Nosso Planeta precisa de bons hábitos e boas intenções que vão além da 
praticidadede um produto descartável!

 

Como lavar os absorventes? 

Após o uso, você deverá colocá-los de molho em água pura (fria), caso escolha Plantar sua Lua, para recolher o seu sangue. Depois disso, poderão ser lavados com sabão de côco.

 

Mas se não tiver como colocá-los de molho após a troca, por estar fora de casa, por exemplo, o ideal é deixá-los em uma bolsinha impermeável (veja nossos modelos!), para que sejam mantidos úmidos até a lavagem, evitando manchas! 

Seque-os sempre à sombra. Não use agua quente, ferro de passar ou secadora.
O calor poderá danificar seus absorventes!

 

Posso usar amaciantes? 

Sim, pode ser usado! Mas se quiser evitá-lo e optar por uma forma de lavagem mais natural, sugerimos o uso do vinagre, que faz o mesmo papel, amaciando as fibras dos tecidos e retirando o excesso de sabão; mais barato e é biodegradável! 
E algumas gotinhas de um óleo essencial (como Tea Tree, que também é um antisséptico) caso queira deixar um cheirinho gostoso!

 

E alvejantes? 

Não são adequados! 

Quando não for possível, em dias chuvosos, por exemplo, poderá deixá-los de molho em água com sabão de côco, um pouco de sal ou bicarbonato de sódio, evitando manchas.

 

Posso colocá-los na máquina de lavar roupas? 

Sim! Podem ser lavados à mão, e também na máquina de lavar roupas, após retirado o excesso! Mas como todo produto lavado à máquina, seu desgate será maior. Não use agua quente na lavagem. O calor poderá danificar seu absorvente.

 

Qual a duração dos absorventes de tecido? 

Depende da forma como são cuidados e lavados! Peças lavadas sempre na máquina, terão maior desgaste e quando lavados à mão, irão durar mais! Podem durar vários anos!